A higiene bucal na ortodontia é tão ou mais importante do que para quem não está realizando o tratamento, porém é um verdadeiro desafio manter o aparelho limpo – especialmente o fixo. A atenção à higiene precisa ser redobrada, pois existe o risco de resíduos de alimentos ficarem acumulados nos bráquetes.
Para muitas pessoas, o aparelho é o principal recurso para conquistar um sorriso bonito e alinhado, além de recuperar a plena funcionalidade dos dentes. Entretanto, para assegurar um sorriso realmente saudável, limpeza é fundamental.
Pensando nisso, a OralMed Odontologia Especializada separou algumas dicas de higiene bucal para quem usa aparelhos.
Use a escova apropriada
Você até pode usar uma escova convencional para limpar seus dentes. Entretanto, se você optar por um modelo ortodôntico, a higienização será mais eficiente, afinal, escovas ortodônticas contemplam o arco do aparelho fixo e os bráquetes. Converse com o dentista para saber qual é a escova ideal para seu caso.
Não tenha pressa ao escovar os dentes
Se você usa aparelho, escove os dentes pelo menos três vezes por dia, depois das principais refeições. Não tenha pressa na escovação. Escove cuidadosamente e sem correria. Caso use elásticos, retire-os antes de escovar. Faça movimentos suaves e evite agressões na gengiva, fazendo movimentos vibratórios por aproximadamente 30 segundos em cada região.
Lembre-se do fio dental
Eu sei. Pode ser mais demorado e complexo utilizar fio dental para limpar os dentes com aparelho, mas é essencial para assegurar a higiene bucal na ortodontia. O fio dental chega em estruturas que a escova não alcança perfeitamente, como as áreas mais inacessíveis dos dentes e gengivas. É recomendável que os usuários de aparelhos ortodônticos passem fio dental, no mínimo, uma vez por dia.
Escove a língua
Nem todos sabem, mas a língua pode acumular resquícios de alimentos que, posteriormente, podem grudar no aparelho. Além disso, língua suja tem relação com mau hálito. Daí a necessidade de fazer a correta escovação da língua com escova de dente ou com o auxílio de um limpador lingual.
Não use escovas velhas
Troque as escovas de dente regularmente. O ideal é que a substituição seja feita a cada 3 meses. Observe sempre se as cerdas estão muito danificadas. Se estiverem, é sinal de que está na hora de trocar. Por falar em cerdas, quem usa aparelho deve apostar em escovas de cerdas macias.
Evite certos alimentos
Alguns alimentos, ainda que saudáveis, dificultam bastante a higienização dos dentes com aparelhos. É o caso de frutas que soltam fiapos, como a manga ,ou alimentos muito duros, como castanhas, coco e amendoim. Sobre os chicletes e bala de goma eu nem preciso falar, certo? Além de grudarem no aparelho, eles não trazem nenhum benefício para a saúde, pois aumentam o risco de problemas dentários como cáries.
Saiba mais sobre o tratamento ortodôntico da OralMed Odontologia Especializada aqui.
Agende a sua avaliação pelo nosso WhatsApp ou pelo formulário de contato.
#ortodontia #aparelho #tratamento #dentista #odontologia #sorriso #oralmed #jaraguádosul #santacatarina