Para o melhor resultado do seu tratamento, a OralMed Odontologia Especializada segue todas as etapas do implante dentário, o que agiliza tanto a recuperação da sua saúde bucal quanto a sua recuperação social e psicológica.
Os implantes dentários são dispositivos que substituem a raiz do dente perdido. Eles são feitos de titânio: um material nobre e biocompatível. Por isso, o nosso organismo consegue reconhecer e se acostumar ao novo elemento sem gerar rejeição. A estrutura consiste em três partes: o parafuso, ou pino, inserido por meio de cirurgia; o pilar com a finalidade de conexão entre as partes; e a coroa dentária, confeccionada em laboratório de prótese.
A perda de um ou mais dentes pode acontecer por várias razões: acidentes, higiene precária, doenças, infecções, excesso de açúcar e falta de acesso à saúde.
A seguir, as etapas do implante dentário.
1. Primeira consulta
Esse é o momento em que o dentista irá entender como os dentes (ou a falta deles) influenciam vários aspectos da sua saúde. Você irá responder perguntas sobre a sua rotina, se fuma, quais medicações utiliza etc., pois essas informações servem para compor o histórico clínico. Aproveite a primeira consulta para tirar todas as dúvidas sobre os implantes, portanto, não tenha receio de conversar com o profissional.
2. Avaliação clínica e planejamento
Após o primeiro contato, o dentista irá solicitar alguns exames – como a radiografia panorâmica – que vão ajudar no diagnóstico preciso, para avaliar em quais locais foram as perdas (dos dentes) e a espessura do osso a fim de verificar se o paciente possui tecido suficiente, e se precisa de enxerto ósseo. Os exames e as avaliações vão determinar quais tipos de próteses são indicados para cada situação.
3. Cirurgia
A cirurgia é realizada no consultório do dentista. O paciente recebe anestesia local e a cirurgia consiste em uma incisão da gengiva até alcançar o osso a fim de incluir o pino de titânio. Em média, a cirurgia pode durar de 30 a 50 minutos e o cirurgião irá definir o tempo de repouso mais adequado.
4. Cicatrização
A osseointegração, união entre o osso e o implante, demora de 3 a 6 meses. Esse período é necessário para assegurar que o pino fique bem alocado e firme.
5. Reabertura
A fase final consiste na instalação das coroas protéticas confeccionadas por laboratórios especializados. Depois que os novos dentes forem instalados, será necessário acompanhar a adaptação do paciente de forma detalhada. É possível instalar os implantes e encaixar as coroas de forma simultânea em alguns casos indicados pelo dentista. A técnica é chamada de “implante de carga imediata” que estão disponíveis na OralMed Odontologia Especializada.
Saiba mais sobre os implantes e próteses da OralMed Odontologia Especializada aqui.
Agende a sua avaliação pelo nosso WhatsApp ou pelo formulário de contato.
#implantes #tratamento #dentista #odontologia #sorriso #oralmed #jaraguádosul #santacatarina